Frases


"O coração que se ganha é o que se dá em troca"Marcelino Freire



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Por trás de: Golpe Postal (II)


Golpe Postal - A produção

Com a ideia geral girando em torno de um envelope, que se move pelo plano, expelindo as figuras, começamos a produção concreta. Improvisamos um estúdio em nosso quarto, para se fazer as fotos. Fizemos ainda as formas com diferentes tipos de papel, ajustamos a luz de uma luminária sobre uma mesa, onde ficariam as formas, sobre um papel branco, e finalmente posicionamos o tripé com a câmera.





Detalhe do envelope pronto


Após levar as fotos para o computador, iniciou-se a próxima parte do processo. Trabalhamos em cima delas, realçando cores e sombras e recortando-as, para começar a animação propriamente dita.
O título me veio à mente logo no início da produção. Mas ainda cheguei a trabalhar um tempo sob o título Guerra Postal, porém esse título conduzia o curta a um caminho diferente do que tínhamos pensado. Pensei em trocar Guerra por Golpe, Diego gostou e assim foi feito. O título final faz alusão às formas como uma encomenda inesperada.
Tínhamos um prazo curto para entregar o "trabalho", e com a sessão de fotos terminada no dia 2 de junho, só teríamos mais três dias, até o prazo de entrega, o dia 5. Assim, trabalhamos intensamente dia e noite. Juntos, imaginávamos como as sequências deveriam ser e Diego as animava. Abaixo, imagens de alguns segmentos:








Enquanto produzíamos, percebemos o potencial do material que tínhamos em mãos, e percebemos também que 1 minuto seria muito pouco para as possibilidades que aquilo poderia gerar. Mas como o tempo era desfavorável, tivemos que fazer uma versão reduzida, apenas para cumprir o prazo da faculdade.
Quanto à trilha sonora, recorremos a uma biblioteca sonora de uso livre, agrupando trechos de músicas e editando-os, para criar uma sincronia com as cenas. O piano foi escolhido por transmitir uma certa tranquilidade ao ritmo que as formas conduziam, gerando uma boa harmonia.
Na sexta-feira, 5 de junho, no início da noite, estava finalizada essa primeira versão, com 0:57 de duração (créditos inclusos). O trabalho foi muito bem aceito pelo professor e colegas, mas o nosso trabalho ainda não estava concluído.


Imagem da cena final da versão reduzida

Veja como o filme foi concluído na última parte dessa série, clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário